Dados

Tudo sobre Let Go, o primeiro álbum de Avril Lavigne

Título traduzido: Deixe ir
Lançamento: 2 de junho de 2002
Singles mundiais: Complicated, Sk8er Boi, I’m With You, Losing Grip e Mobile (somente na Austrália).
Vendas: 2002 até o momento: 18 milhões de cópias

Os profissionais contatados pela Arista escreveram baladas fofas com letras nojentas e pseudo-puberais para mim. Eu não poderia cantar isso nem com a melhor das vontades. Além disso, eles não davam a mínima para os meus desejos. Havia apenas uma coisa: eu tinha que fazer isso sozinha.

Avril queria seguir carreira como cantora desde pequena. Aos 12 anos, aprendeu a tocar guitarra sozinha. Ela participou de vários festivais, cantou em igrejas e seguiu assim até que finalmente foi descoberta por um produtor e conseguiu assinar seu primeiro grande contrato com a Arista Records. Algumas dificuldades foram encontradas nas gravações de seu primeiro álbum: ela havia acabado de se mudar, sozinha, com apenas 16 anos para Nova York, sem nunca ter vivido numa cidade grande. Os produtores queriam que Avril cantasse hits recém-fabricados por produtores do ramo, mas ela insistia em ter apenas músicas que ela mesmo escrevesse em seu álbum. Avril não estava conseguindo escrever músicas do jeito que queria, mas continuou insistindo em sua vontade e não cedeu à grande pressão que sua gravadora estava fazendo. Mudou-se para Los Angeles e com a ajuda do trio de produtores The Matrix (Lauren Christy, Scott Spock e Grahan Edwards, que se consagraram por produzir os maiores hits de Avril) e Clif Magness, conseguiu finalmente compor as músicas que posteriormete formariam seu álbum de estréia, Let Go. Seu primeiro single, Complicated, pôs rapidamente Avril no topo das paradas do mundo todo. Em seguida vieram mais hits como Sk8er Boi, a balada I’m With You e, por último, Losing Grip. Enquanto isso, a jovem canadense acumulava prêmios e fazia sua primeira turnê mundial, durante o ano de 2003, a Try To Shut Me Up Tour, que passou por toda a América do Norte, Europa, Austrália e Japão. Let Go vendeu 18 milhões de cópias no mundo todo. Try to Shut Me Up foi retratada no primeiro DVD de Avril, My World, que inclui um show em Nova York e material bônus da cantora. Nessa época, foi lançada a coletânea Peace Songs onde Avril fez uma versão para Knockin’ On Heaven’s Door de Bob Dylan.

História

Informações detalhadas

Estilo

Modo pessoal de expressão

O estilo da canadense Avril Lavigne, já foi alvo dos mais variados tipos de rótulos, começando como a “sk8er girl” até a “patricinha rockeira”. Em 2002, em um cenário musical dominado por barriguinhas de fora e coreografias sensuais, Lavigne surge como uma alternativa a esse tipo de som e roupas. É esses ano que chega às lojas de todo o mundo o seu primeiro trabalho, Let Go, que traz uma menina de 17 anos vestindo calças largas, camisetas descoladas, cabelo alisado, lápis no olho, batom claro, tênis de aparência masculina e, claro, as famosas gravatas desalinhadas. Lavigne dizia que não se dava com o estilo Britney que era moda na época. Avril era agressiva, ousada, diferente, ou, como ela mesma afirma hoje em dia, um “moleque”. Aliado ao estilo de roupas está o seu estilo musical, que no primeiro trabalho é mais descompromissado e leve, com reclamações adolescentes sobre o mundo e sobre meninos, mas nem por isso sendo vazio de conteúdo ou soando bobo.

FAIXAS
  1. Losing Grip
  2. Complicated
  3. Sk8er Boi
  4. I’m With You
  5. Mobile
  6. Unwanted
  7. Tomorrow
  8. Anything But Ordinary
  9. Things I’ll Never Say
  10. My World
  11. Nobody’s Fool
  12. Too Much To Ask
  13. Naked
B-SIDES
  1. I Don’t Give
  2. Get Over It
  3. Why
  4. Falling Down
  5. You Never Satisfy Me
  6. Not The Only One
  7. All You Will Never Know
  8. Headset
  9. Move Your Little Self On
  10. Let Go
  11. Once And For Real
  12. Take Me Away
  13. Tomorrow You Didn’t
  14. Falling Into History
  15. Make Up
  16. Stay – Be The One

Músicas

Oficiais e b-sides

Singles

Músicas de sucesso

COMPLICATED

Maio 2002

Foi o primeiro videoclipe e primeira música de sucesso da cantora e custou cerca de 1 milhão de dólares. Tal quantia foi considerada algo espantoso para uma revelação, mas os produtores decidiram investir esse montante por acreditar no potencial da garota. As boas colocações nos rankings musicais, incluindo a medalha de prata na Billboard, mostram que essa foi uma boa decisão por parte deles.

SK8ER BOI

Agosto 2002

Foi o segundo single do álbum de estréia de Avril. A música foi um dos grandes hits do ano e conquistou vários prêmios. No vídeo, Lavigne quer realizar um grande show gravado com sua banda. Eles começam a divulgar nas ruas e na internet, tudo ilegalmente. A performance acontece e é gravada, mas, quando conseguem agitar a galera, a polícia aparece com viaturas e helicóptero para acabar com a festa. Além do sucesso no exterior, como o 10º lugar no Hot 100 da Billboard, o single ganhou muita popularidade no Brasil por ter sido trilha sonora da novela Malhação.

I’M WITH YOU

Novembro 2002

Foi terceiro single de Let Go. O clipe da baladinha lenta mostra Avril em uma festa no qual ela se encontra com os pensamentos distantes, como se esperasse por alguém. Logo depois ela aparece caminhando na rua já obscura e gelada. Vale destacar que o vídeo foi filmado em câmera lenta. A música foi destaque no Brasil na novela Mulheres Apaixonadas e alcançou a 4ª colocação no Hot 100 da Billboard.

LOSING GRIP

Abril 2003

Foi o quarto single do CD e o que menos se destacou em Let Go. Não fez o mesmo sucesso que os anteriores e caiu mais de 58 posições na Billboard em comparação com os outros hits de sucesso da cantora até então. Apesar disso, foi bem promovido, com performances em premiações e até no filme Going The Distance. O videoclipe foi gravado em uma igreja abandonada.

MOBILE

Quinto e ultimo single do CD Let Go. Foi liberado somente para Austrália. A trilha foi mal sucedida no país, embora a canção sendo somente executada na rádios. A música ganhou popularidade mesmo, quando foi usada 2004 para o filme Wimbledon. Foi usado também 2003 no filme Gigli. Teve um videoclipe gravado em dezembro de 2002, mas nunca foi lançado oficialmente. Rumores apontam que o vídeo foi gravado para ser um clipe que encerraria o DVD My World.

Complicated

Sk8er Boi

Mobile

I'm With You

Losing Grip

Vendas

Singles mais vendidos

Curiosidades

Fatos legais

  • O primeiro nome escolhido para o álbum foi Anything But Ordinary, mas Avril mudou de ideia.
  • O álbum demorou quase um ano para ser feito, porque no início era difícil encontrar pessoas que tivessem uma afinidade criativa com Avril, que entendesse que tipo de som ela queria produzir.
  • O álbum foi muito bem sucedido, recebendo discos de platina seis vezes nos Estados Unidos e sete vezes na Austrália. No Canadá recebeu um disco de diamante pelas vendas acima de um milhão de cópias.
  • Conseguiu alcançar o posto de terceiro mais vendido no mundo em 2002, fazendo assim com que Avril caísse como uma verdadeira bomba no mercado fonográfico.
  • Let Go alcançou mais de 5 milhões de cópias vendidas no primeiro ano de seu lançamento.
  • O sucesso “Complicated” foi cantada apenas 3 vezes no estúdio durante a gravação do álbum.
  • O videoclipe de “Complicated”, primeiro single do disco, custou 1 milhão de dólares.
  • A música My World foi escrita no Mary Brown’s Fried Chicken.
  • A era Let Go rendeu à Avril 8 indicações ao Grammy.
  • Todo o álbum foi composto por ela em parceria com produtores e outros compositores e é marcado por músicas que retratam situações ocorridas em sua vida.
  • No Brasil o álbum vendeu 77.000 cópias, seu primeiro single “Complicated” ficou entre as mais tocadas nas rádios e o vídeo entre os mais pedidos na MTV brasileira no verão de 2002.
  • O sucesso e a consagração de Let Go foi tão grande que levou Avril para o Livro dos Recordes de 2005, como a cantora mais jovem a chegar ao topo das paradas britânicas de discos.
  • As músicas prediletas de Avril nesse álbum são Losing Grip e Unwanted.
  • A turnê do álbum levou o nome de Try To Shut Me Up (Tente Calar Minha Boca).
  • Complicated agitou o mundo da música em 2002, mas está longe de ser hoje uma das favoritas de Avril. Ela já se queixou de que é longa demais e que leva muito tempo para acabar, porém nunca a descarta pelo motivo dos fãs sempre pedirem e por ter sido seu primeiro grande sucesso.
  • O álbum ficou na 162ª posição do rank do Top 200 dos álbuns definitivos de todos os tempos.

“Aqui estão meus agradecimentos…
Obrigada Deus. Mamãe e papai, se não fosse por vocês me incentivando tanto, este álbum não teria sido feito e eu não teria essa carreira. Eu nem quero saber o que eu estaria fazendo agora. Hehe! Obrigada por serem ótimos pais. Eu amo vocês! Matt e Michelle (grande irmão e pequena irmã), por me apoiarem. (Eu sei que a minha voz fica muito irritante se ouvida 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desculpa)… Eu amo tanto vocês. Não se esqueçam disso!! Obrigada Antonio “LA” Reid por me dar esta oportunidade maravilhosa na vida de realizar o meu sonho, e por me permitir ser eu mesma. Amo você. Você arrebenta! Arista Records, Hi-Fi Records, BMG, Nettwerk Management. Terry McBride… Você é meu herói, é uma honra trabalhar com você. (eu sei o seu segredo… todo o peixe que você come!) Hahahahaha. Shauna Gold… eu te amo, mulher! Obrigada pelo seu trabalho duro e pela sua dedicação. Mark Jowet, por ver algo a mais na minha voz. (É engraçado como o carma age). Petter Zizzo, por acreditar em mim, Ken Krongard, Jon Hecker (Hi-Fi Records), Richard Wright. Obrigada Romanline Management pela primeira contribuição na minha carreira e no primeiro álbum. Clif Magness… cara, você simplesmente deixa eu fazer as minhas coisas, e é exatamente isso o que eu quero. Eu te amo. The Matrix (Lauren Christy, Graham Edwords, Scott Spock). Você é a minha garota, Lauren. Curt Frasca, Sabelle Breer. Todo mundo de casa que acreditou em mim… Steve Medd, Cliff Trott, David Archibold, Duncan Mott (obrigada pelo favor), e todo mundo. Obrigada a todas as pessoas legais de lá. Um agradecimento especial aos meus ex-caras que me inspiraram a escrever a maioria destas músicas. E a meus colegas de banda.. Matt, Mark e Evan… nós vamos nos divertir muito. Duas palavras: “Ônibus [de]turnê”. A meu Josh Sarubin A&R! (Eu sou sua diva, e eu vou ser sempre sua garotinha). Obrigada a todos da Arista, eu aprecio todo o trabalho árduo de vocês. Adam Lowenberg, Matt Stringer (Matty), Rob Mainwaring, Laura Swanson, Sam Lecca, Karen Yee, Karen Kwak, Eve Contelmi, Matt Breenberg. Obrigada a todos pelo apoio, e a minhas garotas de casa. Eu amo vocês, sinto sua falta! Obrigada Tom Lord-Alge, Randy Staub, David Leonard. Obrigada a quem quer que seja que comprou este cd. Tudo o que eu posso realmente dizer é, “Agite, agite”. Paz a todos.
Avril.”

Avril
Agradece

Tradução do encarte

Edição
Especial

O CD completo

O primeiro CD de Lavigne também teve uma Edição Especial. Lançando ainda em 2002, conta com as músicas em suas versões originais além de mais um conteúdo multimídia, rodado somente no computador. O mais legal é um vídeo chamado Let Go que mostra um dia do cotidiano de Avril.

Conteúdo multimídia: (rodado somente no computador): Música I Don’t Give, videoclipe Complicated, vídeo Let Go (um dia na vida de Avril Lavigne), as letras das músicas Unwanted, Mobile, Sk8er Boi e Complicated, com a música de fundo pra acompanhar, a biografia da cantora e o link do site oficial.

Oprimeiro DVD da canadense Avril Lavigne, My World, conta com a gravação do último show da turnê Try To Shut Me Up, filmado em Buffalo no estado de Nova York; Conta com cerca de 40 minutos de cenas dos bastidores da turnê, na América do Norte e na Europa, uma galeria com 28 fotos e clipes do seu primeiro CD, incluindo Knocking On Heaven’s Door. O show traz todos os sucessos da Avril com o CD Let Go, covers e surpresas para um público enlouquecido de 20 mil pessoas. Além disso tudo, vem um CD com 6 músicas, sendo quatro retiradas do show feito em Dublin, uma B-Side e uma da performance ao vivo da Avril no MTV Icon.

Conteúdo multimídia: Show com as músicas Sk8er Boi, Nobody’s Fool, Mobile, Anything But Ordinary, Losing Grip, Naked, Too Much To Ask, I Don’t Give, Basketcase, My World, I’m With You, Complicated, Unwanted, Tomorrow, Knocking On Heavens Door e Things I’ll Never Say. Vídeo com os bastidores da turnê, Galeria de Fotos e videoclipes. O CD consta com as músicas de Fuel, Basket Case, Unwanted, Sk8er Boi, Knockin’ on Heaven’s Door e Why.

DVD

My World

Edição
20 anos

O CD completo

A edição de relançamento do primeiro álbum de Avril, intitulado Let Go 20th Anniversary, está cheio de novidades. Foi incluído quatro canções já conhecidas pelos fãs, mas que nunca foram lançadas oficialmente, sendo Get Over It, Falling Down (do filme Sweet Home Alabama), I Don’t Give (do filme American Pie o Casamento), Make Up e a tão aguardada Breakway, canção que a canadense escreveu para o Let Go, mas de última hora acabou cedendo para Kelly Clarkson, que a levou para o topo da parada americana.

Além disso, Avril lançou um lyric vídeo de Breakaway, os videoclipes oficiais dos singles tiveram sua resolução atualizada para alta definição.

A nova versão do CD foi lançado oficialmente nas plataformas digitais em 03 de junho de 2022.

Vídeo

Vídeo em parceria com o Canal do Guilherme Netto.