Dados
Tudo sobre The Best Damn Thing, o terceiro álbum de Avril Lavigne
Título traduzido: A Coisa Mais Foda
Lançamento: 17 de abril de 2007
Singles mundiais: Girlfriend, When You’re Gone, Hot, The Best Damn Thing e Keep Holding On
Vendas: 2007 até o momento: 7 milhões de cópias
Foram 2 anos de espera, muito se especulava, muito se falava, muito se esperava. Avril havia mudado bruscamente, ficado mais loira que nunca, usava vestidos, saias e salto alto, e isso certamente refletiria no seu novo trabalho. Coisa que realmente aconteceu. Girlfriend, o primeiro single, é grudento até não poder mais com seu refrão chiclete: tão chiclete que deu certo. Com Girlfriend, Avril conseguiu um feito inédito: um nº 1 no Hot 100 da Billboard! O videoclipe também não poderia ser diferente. Ficou inúmeras vezes em 1° lugar no aclamado programa TRL da MTV gringa e de charts de todo o planeta, sem contar no Youtube, onde foi o vídeo mais assistido por algum tempo e o primeiro da história a alcançar 100 milhões de visualizações.
Ela voltou mais prosa que nunca, loira e com mechas rosas, dançando em quase todos os canais de televisão e executada em quase todas as rádios do mundo. Sim, foi sucesso! The Best Damn Thing alcançou o topo das paradas em países como Estados Unidos, Reino Unido, Itália, México, Alemanha e Taiwan. A produção é toda de Avril e uma equipe que ela escolheu a dedo. Entre eles, seu ex-marido Deryck Whibley, da banda Sum 41, que por sinal foi quem fotografou a foto de capa e a do primeiro single. “Saímos de carro e procuramos algum lugar para tirar as fotos, foi muito divertido”, diz Avril com relação à imagem do seu CD. “Eu nem sabia que ele fotografava”, acrescenta. O restante do ensaio fotográfico é de autoria de Mark Liddell, fotógrafo favorito da canadense.
O CD não poderia ser mais Avril do que já é, tudo tem um toque da canadense, até mesmo a arte gráfica: a caveira com coração, logotipo de álbum, é obra dela e de seus amigos no próprio computador de casa. Além do marido, Avril contou com a participação mais do que especial de Travis Barker, baterista da banda blink-182, em algumas faixas do álbum e na b-side Alone. Evan Taubenfeld, ex-guitarrista de sua banda, também dá as caras no novo trabalho, co-escrevendo as faixas Hot, Innocence, One Of Those Girls e Contagious. O rosa é outro fator que predominou no álbum. “Rosa é o novo vermelho pra mim”, diz Avril. The Best Damn Thing trouxe um novo patamar para Lavigne: sem dúvidas a canadense esteve num nível superior em termos de voz e produção musical no que se compara aos dois álbuns anteriores. E foi com esse álbum que ela firmou suas raízes na indústria fonográfica e provou que veio pra ficar.
História
Informações detalhadas
Estilo
Modo pessoal de expressão
Depois de uma pausa de quase 2 anos, a canadense retorna ao cenário musical de forma surpreendente. Agora casada, cabelos mais platinados do que nunca, deixa de lado o ar sombrio de seu último álbum e se mostra uma mulher decidida e certa do que faz. Surpreende aos fãs com seu primeiro single Girlfriend, de seu terceiro álbum, The Best Damn Thing. Avril agora usa e abusa da feminilidade, usa roupas apertadas, saias, vestidos, maquiagem e apliques. Rosa. Tudo agora remete ao rosa. Sem medo de mudanças e de testar coisas novas, agora dança e faz poses sensuais nos clipes, tem dançarinas, trocas de figurinos nos shows, troca as gravatas pelas meias – arrastão. É o “glam-rock”, como ela define. Claro, tudo com o estilo “Avril Lavigne” de ser. Ela agora se diz mais madura e tranqüila sobre o que faz, assume a total produção do álbum e diz que isto é o que ela sempre quis fazer. Músicas alegres e com batidas de pop, punk e rap integram o álbum. Em 2007 Avril ainda surpreende com dois novos ensaios sensuais para a revista Blender (2007) e Maxim (2008).
FAIXAS
- Girlfriend
- I Can Do Better
- Runaway
- The Best Damn Thing
- When You’re Gone
- Everything Back But You
- Hot
- Innocence
- I Don’t Have To Try
- One Of Those Girls
- Contagious
- Keep Holding On
B-SIDES
- Alone
- I Wll Be
Músicas
Oficiais e b-sides
Singles
Músicas de sucesso
GIRLFRIEND
Fevereiro 2007
Foi o primeiro videoclipe do terceiro álbum da cantora. Nela a canadense interpreta 3 personagens: uma ruiva nerd, uma morena punk e ela própria. O sucesso foi estrondoso e a música encabeçou a lista de faixas com mais downloads pagos de 2007, tendo sido baixada mais de 7 milhões e 300 mil vezes. Tornou-se também um dos maiores hits da carreira de Lavigne e seu único single nº 1 na Billboard.
WHEN YOU’RE GONE
Junho 2007
Foi o segundo single do álbum. O videoclipe retrata três histórias: a de uma mulher grávida que vê seu marido ir para guerra, a de uma garota apaixonada que se separa de seu amor por conta da mãe, e por fim, a de um senhor viúvo que lamenta a morte da esposa. No Brasil, When You’re Gone conseguiu bons índices de aprovação e ficou no top 10 por vários meses das principais rádios do país. Pelo mundo, obteve sucesso principalmente em Hong Kong, Argentina, Austrália, Taiwan e Reino Unido.
HOT
Outubro 2007
Anunciado como terceiro single do álbum em uma entrevista no MMVA de 2007, Hot traz um videoclipe ousado e mostra a canadense em um corselet verde e em trajes mais apertados também. O vídeo apresenta-se nos anos 20 e inclui coreografia, meias arrastão e dançarinas em um palco preto redondo. A música teve um desempenho mediano nas rádios do mundo: enquanto fez barulho na África do Sul, Canadá e Austrália, por exemplo, amargurou a 95ª colocação da Billboard.
THE BEST DAMN THING
Junho 2008
Foi o quarto single do CD e o que menos se destacou em Let Go. Não fez o mesmo sucesso que os anteriores e caiu mais de 58 posições na Billboard em comparação com os outros hits de sucesso da cantora até então. Apesar disso, foi bem promovido, com performances em premiações e até no filme Going The Distance. O videoclipe foi gravado em uma igreja abandonada.
Girlfriend
Keep Holding On
The Best Damn Thing
When You're Gone
Hot
Vendas
Singles mais vendidos
Curiosidades
Fatos interessantes
- O álbum vendeu, em sua primeira semana nos Estados Unidos, 286.000 de cópias: nº 1 na Billboard 200.
- Feita exclusivamente para o filme Eragon e sem videoclipe lançado, a canção Keep Holding On teve êxito comercial, atingindo o 17º lugar da HOT 100 da Billboard. Avril foi convidada pela 20th Century Fox para criar a música principal do filme. Em novembro de 2006, a cantora lançou uma carta no seu site oficial explicando que Keep Holding On não seria o primeiro single do seu próximo álbum (The Best Damn Thing) e ressaltou que o trabalho teria uma sonoridade bem diferente da canção.
- A versão brasileira do CD conta com um encarte especial de papel reciclado usado somente em nosso país. O encarte ainda é um pouco maior que o do resto do mundo, trazendo nas últimas duas folhas propagandas da Claro e do mangá Make 5 Wishes.
- O mangá Make 5 Wishes foi lançado simultaneamente no mundo todo no dia 17 de abril, dia oficial do lançamento do álbum The Best Damn Thing.
- One Of Those Girls e Contagious foram produzidas por Deryck Whibley. Segundo Avril, ele já sabia o que fazer com as canções a partir do momento que leu as composições.
- I Will Be foi lançada como faixa bônus da versão do álbum na iTunes Store. Pouco depois, a cança foi lançada como faixa do CD single de When You’re Gone, e foi regravada e lançada como single na voz cantora britânica Leona Lewis.
- Alone é o nome da b-side que vem na versão japonesa do CD e em algumas versões do single Gilrfriend.
- A música preferida de Avril no CD é I Can Do Better.
- Além de ter seu refrão gravado em 8 idiomas diferentes, Girlfriend tem 3 versões para um trecho com palavrões: a original com “motherfucking princess”, outra com “one e only princess”, e a rádio edit, somente com “princess”.
- Girlfriend, I Can Do Better, Everything Back But You e I Don’t Have To Try tem versões censuradas por conta da linguagem usada. Diferentemente de Under My Skin, Avril não economizou nos palavrões em seu terceiro CD.
- Cogitava-se que Keep Holding On ganharia uma versão diferente para o CD, o que infelizmente não aconteceu.
- Avril voltou a trabalhar com o produtor das duas b-sides do álbum, Max Martin, em quatro faixas de Goodbye Lullaby, e três delas se tornaram as músicas de trabalho do CD: What The Hell, Smile e Wish You Were Here.
- O CD foi planejado pensando nas turnês e visando algo divertido e animado.
- Avril gravou I Can Do Better bêbada em estúdio com Doctor Luke.
- O CD teve uma capa rejeitada que trazia Avril sentada na bancada de um prédio em frente a um letreiro com o nome do álbum. Ela acabou optando por uma foto tirada por seu ex-marido Deryck.
- A música I Don’t Have To Try foi chamada inicialmente I Wear The Pants.
- A edição Deluxe do CD conta com um DVD especial com 30 minutos dos bastidores da gravação do álbum.
- No Japão, táxis circularam pelas ruas enfeitadas com a capa do CD.
“Eu estão muito ansiosa em apresentar esse álbum para os meus fãs e para o mundo. Eu me diverti muito escrevendo essas músicas. Muito obrigada pra cada um que me ajudou em cada música.
Obrigada para o meu marido Deryck Whibley. Você me faz feliz. Você me faz sorrir e você me ama! Obrigado por todo seu suporte durante a produção do album. Estou muito feliz que tivemos uma chance de trabalhar juntos, com você produzindo e mixando esse álbum. Nós conseguimos!
Obrigada para o meu incrível empresário, Terry McBride, da Network Management. Você é uma das poucas pessoas que eu conheço nos negócios que é 100% sincero, honesto e genuíno. E obrigada por escrever comigo, sendo tão aberto e disposto para trabalhar comigo nas minhas idéias criativas. E obrigada pelo ótimo vinho!
Obrigada para Tina Kennedy, quem tem crescido muito no meu quesito no nivel pessoal profissional. Muito obrigado por tudo o que você tem feito por mim. Nós somos um ótimo time. E você é foda!
Obrigada para o Matt e Amie. Eu amo ter vocês por perto. Obrigada por serem reais e me amarem.
Para Michelle, você é a melhor irmãzinha do mundo. E à mamãe e ao papai, nada disso teria acontecido se não fosse por vocês. Amo vocês.
Para Butch Walker, obrigada, primeiramente por ser um grande amigo. Nós fomos tão bem no último álbum… e nós fizemos bem nesse também.. .é simplesmente “A Melhor Coisa de Todas” (The Best Damn Thing).
Evan Taubenfeld, você é um dos meus melhores amigos. Eu valorizo muito o fato de termos músicas juntos nesse álbum. Eu te amo, e obrigada por estar sempre aqui para mim.
Rob Carvalho, você é O cara, e eu estou feliz de ter te pegado bêbado. Cara, você come! Hm… margarida de veludo! Foi realmente muito bom trabalhar com você. Você é demais.
Dr. Luke, obrigada por me deixar espirrar spray de pimenta nos seus olhos, embebedar você, cuspir em você e ter te deixado extremamente puto. Nós nos divertimos muito e escrevemos ótimas músicas…
“Eu vou beber o tanto de lemoncello que eu conseguir…”Para Kara Dioguardi, foi um prazer trabalhar com você. Obrigada por me ajudar em Runaway.
Devin, obrigada por ser meu cara, meu guitarrista, e por todos os momentos bons. Eu te amo.
Obrigada ao Chris Lord-Alge, você acertou nos mixes, e nas garrafas de vinho. Ao Tom Lord-Alge, você vai sempre ser o cara. E obrigada ao Serban Ghenea. Foi muito bom trabalhar com você nesse álbum. Vocês todos fizeram um ótimo trabalho.
Para o time Network: Shauna Gold por tudo o que você tem feito esses anos, Dan Fraser, Brent Muhle, Crhis Fisher, Dan Cleland, Crhistina Stumpf, Mavreen David, John Rummen, Maria Alonte McCoy, Libby White e Jennifer Larkin.
Obrigada para David Ellison, cara você é muito engraçado! Ao Dipple, obrigada por ser um amigo tão bom e por todas as longas horas documentando esse álbum. Pamela Murphy, Robert Vetica, Mark Liddell, Jessica Paster, Leah Smith – obrigada por tudo.
To Clive Davis, você é uma lenda nos negócios e eu estou honrada em trabalhar com você. Ao Charles Goldstuck, eu aprecio tudo o que você fez por mim, E ao Richard Sanders, “Senhor Executivo”, você é demais, você é na verdade, muito legal…ha ha ha ha! E também à Sony BMG, obrigada à: Samantha Lecca, Soraya Akhavi, Caron Veazey, Richard Palmese, Shane Carter e Bob Hoch.
Aos meus fãs, eu percebi que isso tudo é possível por causa de vocês. Obrigada por continuarem do meu lado. Eu espero que vocês toquem isso no carro, cantem no chuveiro, dance com seus amigos e arrebentem no meu show.
Eu estou muito orgulhosa disso, e não teria feito isso sem nenhum de vocês.
Obrigada!Amor sempre e para sempre.
Avril
beijos.”
Avril
Agradece
Tradução do encarte
Edição
Especial
O CD completo
Oálbum The Best Damn Thing ganhou diversas edições ao redor do mundo. A edição mais famosa (na foto) chegou às lojas do Brasil e do mundo, meses após o lançamento oficial do álbum. Essa edição conta com um CD que inclui as músicas em versão explícita e as seguintes faixas bônus: I Can Do Better em versão acústica, Girlfriend remixada pelo Sybmarines e pelo Dr. Luke com a participação da Lil’ Mama e as b-sides Alone e I Will Be. Já o DVD vem com uma apresentação ao vivo no The Orange Lounge e os quatro videoclipes lançados em 2007: Girlfriend, When You’re Gone, Hot e Girlfriend (Remix). A capa desta versão é igual à original só que com uma borda quadriculada pink e preta, e estrelinhas jogadas na foto. Nos Estados Unidos, o The Best Damn Thing Deluxe (CD+DVD) foi lançado junto com a versão convencional do álbum. Neste lançamento foram inclusas versões explícitas das faixas do CD e um DVD bônus com o making off completo do álbum e uma galeria de fotos.
Conteúdo do CD: Girlfriend*, I Can Do Better*, Runaway, The Best Damn Thing, When You’re Gone, Everything Back But You*, Hot, Innocence, I Don’t Have To Try*, One Of Those Girls, Contagious, Keep Holding On, Alone, I Will Be, I Can Do Better (versão acústica), Girlfriend (remix Sybmarines) e Girlfriend (remix ft. Lil’ Mama).
*Versão Explícita.
Conteúdo multimídia: Vídeos da performance no The Orange Lounge: Everything Back But You, Girlfriend, Hot e When You’re Gone. Vídeoclipes de Girlfriend, When You’re Gone, Hot e Girlfriend (remix ft. Lil’ Mama).
O The Best Damn Tour (Live In Toronto) é um DVD musical, no qual Avril Lavigne faz uma performance das músicas do seu terceiro álbum The Best Damn Thing e sucessos dos álbuns antecessores como Complicated e My Happy Ending. O DVD exibe um show dançante, cheio de efeitos e com muito rosa. No palco, o grupo de dançarinos acompanha Avril em hits como Girlfriend e The Best Damn Thing. The Best Damn Tour (Live In Toronto) é um dos DVD’s mais pop de Avril Lavigne, no qual ela se mostra mais feminina e madura. Um show hipnotizante do começo ao fim.
Conteúdo multimídia: Show com as músicas Girlfriend, I Can Do Better, Complicated, My Happy Ending, I’m With You, I Always Get What I Want, Best Damn Dance Break, When You’re Gone, Innocence, Don’t Tell Me, Hot, Losing Grip, Bad Reputation Video Montage, Everything Back But You, Avril On Drums (Runaway e Hey Mickey), The Best Damn Thing, I Don’t Have To Try, He Wasn’t, Girlfriend(Remix) e Sk8er Boi.
DVD
Live in Toronto